O Edital de Fortalecimento Institucional - Equidade Étnico-racial nasceu a partir da parceria do Instituto Unibanco e Imaginable Futures, alinhados ao compromisso em colaborar com a promoção da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), valorizando a diversidade de tempo de fundação/tempo, regional, de biomas, de atuação no campo da educação, têm a alegria em anunciar, a primeira edição do Edital de Fortalecimento Institucional - Equidade Étnico-racial.
Visando contemplar organizações da sociedade civil brasileira lideradas por pessoas negras, indígenas e quilombolas, com histórico de atuação na promoção da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).
O edital contemplará até 20 (vinte) organizações com um aporte financeiro de R$300.000,00 (trezentos mil reais) para cada uma, sendo distribuídas por três anos.
Além disso ao longo dos três anos de apoio do Instituto Unibanco e Imaginable Futures, haverá também recursos não financeiros para o fortalecimento institucional das organizações, tais como atividades formativas, apoio institucional e criação de comunidades de práticas, a serem desenvolvidas junto às organizações contempladas.
Sim, no caso de organizações não constituídas juridicamente no momento do ingresso do edital, deverão finalizar o procedimento de formalização em até quatro meses. O repasse de fomento do primeiro ano poderá ser feito em nome de dois representantes do grupo/coletivo, desde que apresentem as informações prestadas no DBE (à Receita Federal) para inscrição de pessoa jurídica, a fim de comprovar que começaram o processo de formalização.
Durante este período, os selecionados que não se formalizarem no prazo estabelecido serão desqualificados do programa nos anos seguintes, ou seja, a organização receberá apenas a primeira parcela do recurso e será desclassificada nos próximos 2 anos.
A inscrição deverá ser realizada por meio do link: http://equidadeetnicoracial.org.br/. Após o cadastro, podem preencher o formulário e participar do Edital.
São elegíveis neste edital organizações que cumpram com todos os critérios abaixo:
Não, é necessário que o projeto atue em território brasileiro.
Sim, desde que não seja vinculado a partidos políticos e não seja candidato no ano de 2024.
É vedada a inscrição das seguintes organizações;
ETAPA 1: Formulário de inscrição e 1ª fase de seleção
ETAPA 2: Formulário complementar e 2ª fase de seleção
ETAPA 3: Seleção final do júri
A comunicação será realizada via e-mail cadastrado no Edital.
As organizações aderentes aos critérios de elegibilidade deste edital serão avaliadas com base nos critérios descritos abaixo:
Critério 1 - Trajetória e relevância:
Busca identificar e compreender a importância e o impacto da organização dentro do seu contexto a partir de suas intervenções.
Serão considerados na avaliação:
Critério 2 - Práticas Pedagógicas decoloniais
Busca avaliar o grau de comprometimento e implementação de abordagens pedagógicas que promovam uma educação mais inclusiva, equitativa, crítica e emancipatória, desafiando as estruturas de poder e valorizando as diversidades. Serão consideradas na avaliação:
Critério 3 - Aplicabilidade
Busca avaliar a forma como os recursos disponíveis no edital poderão apoiar o fortalecimento institucional da organização, consolidando suas práticas e potencializando os resultados alcançados através de sua atuação:
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: equidadeetnicoracial@sgpiu.org.br ou pelo WhatsApp: +55 (11) 9 1360-3203. Todas as solicitações serão respondidas em até 24h, apenas em dias úteis e em horário comercial (das 9h às 17h no horário de Brasília).
Indicamos, também, que acesse o glossário do edital. Neste material, trazemos as definições dos termos utilizados no regulamento e no formulário de inscrição acerca do tema equidade étnico-racial na educação.